maternidade & carreira

Maternidade & Carreira

Você é uma mulher inserida no universo corporativo?

Já é ou tem o desejo de ser mãe?

Então continue a leitura, porque o tema de hoje é para você. Afinal, tanto carreira quanto maternidade envolvem escolhas complexas. Às vezes, até parecem estar em lados opostos, não é mesmo?

Mas, calma! Isso não precisa ser assim!

Realização é uma via de mão dupla

Quando eu decidi ser mãe, o que mais me assombrava era perder a minha liberdade de ir e vir. Afinal, eu precisava dar continuidade à minha vida profissional.

Confesso que eu tive que me preparar psicologicamente para que pudesse ter o entendimento claro de que minha vida iria mudar. A partir disso, com a maternidade eu teria que encerrar um ciclo e iniciar outro.

Fórmulas x Carga Mental

Não existe uma fórmula pronta, cada uma tem a sua escolha no momento que achar mais adequado. Porém, pensar nesse preparo faz toda diferença.

A maternidade, afinal, é um momento de muitas mudanças. Por isso, é importante que você vá se preparando para elas no decorrer do processo, sem impactos que possam te prejudicar.

Desta forma, o entendimento de tudo que acontece a partir da maternidade te auxilia no dia a dia para que você não tenha uma carga mental maior que possa suportar. Ou seja, numa mudança tão grande, podemos ficar infelizes por não sabermos lidar.

Mas você já ouviu falar em carga mental? Esse conceito fala sobre uma condição compartilhada entre as mulheres, sejam elas mães ou não.

Trabalho, atividades domésticas, família, bem-estar e a educação de outras pessoas… tudo isso, normalmente, recai sobre a mulher.

Sim, eu sei que não deveria ser assim. Porém, historicamente estas questões estão atreladas à figura feminina.

Como consequência, toda essa responsabilidade leva à exaustão, sobrecarga e um senso de desvalorização.

Com isso, a mulherA sua essência está refletida na sua aparência? já chega ao mercado em desvantagem. Trago alguns dados para te mostrar.

Um levantamento do LinkedIn analisou 2 mil mulheres, de 25 a 55 anos. Pasme: 44% delas nunca pediu aumento, mesmo cientes do merecimento.

Agora pense comigo: por que elas não se sentiam à vontade para essa conversa?

Supere a crença limitante

Muitas destas mulheres pesquisadas não tinham resposta para a razão de não pedir aumento ou deixar de buscar uma promoção. Porém, existe um viés inconsciente baseado em crenças (falamos sobre isso aqui) de que a mulher seja menos apta.

Por isso, precisamos constantemente provar nosso valor para conquistar espaço dentro e fora das empresas.

Uma dica que eu dou: faça da maternidade uma nova porta de oportunidades para você. Prepare-se para esse novo e grande desafio! Leia, estude, desenvolva novas competências e habilidades.

Maternidade e carreira caminhando juntas

Desafiar-se a ser a melhor mãe para seu filho, é um ótimo começo. Assim você será, também, uma mulher mais forte e mais preparada para o mercado de trabalho!

Eu conheço muitas empresas que veem o potencial da maternidade. Afinal, sensibilidade, empatia e capacidade de atuar ao mesmo tempo em diferentes frentes são competências5 soft skills mais desejadas pelo mercado de trabalho em 2021 muito valorizadas. Por sua vez, elas estão bem presentes no conjunto de capacidades maternas!

A minha experiência com a maternidade me fez e continua fazendo de mim uma mulher bem mais forte, centrada, decidida do que eu quero.

Deixei pra trás muitas competências e adquiri novas pelo caminho. Assim, fiz uma faxina na minha alma e na minha mente, para que eu pudesse deixar entrar coisas novas. Isso tudo me faz muito bem.

Lembre-se: a vida é única. Só vivemos uma vez e a experiência da maternidade é uma prova do quanto somos capazes de ser o que quisermos nessa vida!

Escolha viver e compartilhar sua carreira e suas relações pessoais na MESMA vida. O autoconhecimento foi o que mais me ajudou e continua ajudando para que eu possa reconhecer estes aspectos.

Você pode ser tudo o que deseja! Além disso, maternidade e carreira podem caminhar juntas.

Dificuldades existem e você pode ajustar os pontos. Para isso, busque ajuda quando não estiver se sentindo confortável.

Que tal reconhecer o seu potencial?

Gostou? Siga nossas redes sociais e acompanhe nossas dicas.

Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Linkedin | Pinterest

ABBUD, Lia; MARIZ, Juliana. Carga mental x carreira das mães: debate é urgente. EXAME. Disponível em: <https://exame.com/bussola/carga-mental-x-carreira-das-maes-debate-e-urgente/>. Acesso em 20 de maio de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *