Organizar um treinamento corporativo, palestra, curso ou workshop não é tarefa simples. Afinal, muitas coisas devem trabalhar em sintonia para o sucesso da sua atividade: a programação, a escolha do local, a execução, etc.

Mas por onde começar?

Antes de tomar decisões, você precisa planejar. Assim, seguindo algumas etapas de planejamento, fica mais fácil realizar o treinamento ideal!

O que é um treinamento

Em primeiro lugar, você precisa pensar além do óbvio. Afinal, o treinamento vai muito além de um evento!

Veja essa definição de Chiavenato, grande teórico brasileiro da Administração:

“Treinamento é o processo sistemático que envolve uma mudança de habilidades, conhecimento, atitudes ou comportamento dos empregados, estimulando-os a serem mais produtivos na direção do alcance dos objetivos organizacionais”. (Chiavenato, 2010)

Ou seja, o treinamento é um conjunto de atividades planejadas e realizadas pela empresa, buscando resultados alinhados aos objetivos da organização.

Para isso, a empresa define os conhecimentos, habilidades e ações a desenvolver junto aos seus profissionais. Com isso, eles passam a agregar mais valor à companhia e impactar positivamente a cultura organizacional.

Então, percebe como é importante enxergar além quando falamos em planejar um treinamento? Com isso quero dizer que você deve ter sempre em mente sua finalidade e objetivos.

Como planejar um treinamento

Os treinamentos costumam ser de curto prazo, buscando resultados imediatos. Por isso, devem ser bem planejados para favorecer o desenvolvimento das competências propostas e entregar à organização os resultados que ela almeja.

Planejar o treinamento ideal exige atenção a três passos iniciais. Vamos conhecê-los?

Passo 1: Conheça as necessidades da empresa

Seja para corrigir um problema ou realinhar a organização para atingir objetivos futuros, é preciso identificar quais são as necessidades. Além disso, é preciso definir o que deve ser feito para atendê-las.

Além da opinião dos gestores e funcionários, é preciso considerar falhas que podem ser mensuradas a partir de alguns instrumentos. Avaliações de desempenho, pesquisas de clima e de satisfação dos clientes, por exemplo, podem as maiores necessidades.

A partir disso, é possível focar mais o seu treinamento de uma maneira que trará mais resultados.

Passo 2: Conheça o seu público

Este é outro fator fundamental para planejar um treinamento de sucesso. Por isso, é importante delimitar o setor, as atividades desempenhadas e até mesmo o perfil demográfico do público-alvo do treinamento.

Conhecer os diferentes perfis comportamentais, seus pontos fracos e pontos fortes também é fundamental para saber o quanto o treinamento pode desenvolver essas pessoas. Além disso, você pode estabelecer a melhor maneira de abordá-las com a sua programação.

Passo 3: Desenvolva um diagnóstico

Conhecendo as necessidades da empresa e o perfil do público que precisa de treinamento, você realiza o diagnóstico da situação. Assim, você é capaz de visualizar as fraquezas que devem ser neutralizadas e os pontos fortes a desenvolver.

Com uma análise detalhada, o responsável pelo treinamento pode pensar em soluções para os problemas. Assim, com um norte muito claro sobre a situação e os objetivos da organização, você consegue organizar um treinamento efetivo.

Para concluir, lembre-se de não pular etapas!

Um planejamento bem feito garante efetividade ao treinamento. Além disso, leva a resultados mais proveitosos para a organização e os colaboradores.

Para saber mais sobre os diferentes perfis comportamentais e qual a melhor maneira de abordagem, fale conosco!

Podemos te ajudar a planejar o seu treinamento, com foco nos melhores resultados. Vamos começar?

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