Perfis comportamentais JDO Consultoria Janes Dinon Ortigara

Quais são os perfis comportamentais?

Vamos iniciar com algumas perguntas, você conhece a si mesmo? Você sabe quais são os perfis comportamentais e quais os benefícios que ter esse conhecimento trás para sua vida pessoal e profissional? Vamos lá!

O autoconhecimento é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional! É imprescindível você conhecer o seu perfil comportamental, através dele você descobre quais são as suas competências, seus pontos fortes e fracos, pontos que podem ser melhorados e trazer beneficio para sua vida pessoal e profissional. O perfil comportamental impacta de forma positiva ou negativa todas as nossas ações.

Quando falamos em perfil comportamental, é importante citarmos que existem basicamente quatro perfis, sendo estes: comunicador, executor, planejador e analista! E, há inúmeras possibilidades de combinações e predominância para os perfis. Leva-se em consideração a soma das habilidades e características comportamentais.

Sabe por que há diferentes combinações de perfil? É, simples, cada pessoa é diferente da outra, seus pensamentos, anseios e comportamentos são únicos. Como disse certa vez o poeta Carlos Drummond de Andrade, “ninguém é igual a ninguém. Todo ser humano é um estranho ímpar.”
Se você se interessou em conhecer mais sobre cada um dos perfis comportamentais citados, continue a leitura deste post, nele iremos detalhar as principais características de cada um.

Perfil comunicador


Os comunicadores são extrovertidos, falantes, ativos e não apreciam monotonias, mas uma habilidade notável é facilidade de se adaptar. Vale ressaltar que esse perfil tem uma facilidade na comunicação e passam de um assunto a outro com rapidez, além da preferência de trabalhos que envolvam movimentação e autonomia.

Sem uma necessidade de contato interpessoal e de um ambiente harmonioso, entretanto, não gostam de passar despercebidos, trabalham melhor em equipe, é vaidoso e admira sua projeção pessoal e social.
Com uma imaginação e sentimento artístico notável, apresenta rapidez e agilidade em suas atitudes.

As pessoas que tem esse perfil são muito sociáveis, comunicativos e alegres, com uma tendência a liderança.

Perfil executor


São conhecidos por serem ativos, competitivos e dinâmicos. Não tem medo de assumir riscos e de enfrentar possíveis desafios. O que caracteriza este perfil é a força de vontade, e seu raciocínio lógico/dedutivo.

Os executores apreciam desafios e os obstáculos o estimulam a agir cada vez mais. Possuem autonomia, independência além da habilidade de saber se impor aos demais quando necessário.

São autoconfiantes e tem características de líder. Em algumas situações podem ser autoritários e um tanto quando inflexível. Acredita no seu ponto de vista, por este motivo, “luta” por suas ideias.

Como já diz o nome, tende a executar primeiro, para depois pensar em como fazê-lo. Para tarefas rápidas que necessitem de iniciativa e determinação, o executor poderá ser a pessoa mais indicada, desde que ninguém se coloque a sua frente.


Perfil planejador


Os planejadores são pessoas calmas, tem como característica a tranquilidade e prudência. Gostam de rotina e atuam em conformidade com normas, regras estabelecidas, por este motivo sentem-se bem quando estão acompanhadas de pessoas mais ativas e dinâmicas.

A tomada de decisão é sem pressão e, frequentemente com bom senso.
As pessoas que tem o perfil planejador são mais flexíveis, seu caráter e ritmo são constantes e disciplinados, além de serem pacientes, observadores, passivos e com boa memória, mas em algumas situações pode lhe faltar habilidades criativas. Em situações de emergência, agem com tranquilidade.


Perfil Analista


Características dos gênios, os analistas são preocupados, rígidos, porém calmos. Seu comportamento com as pessoas é discreto, com tendência a serem pessoas caladas e retraídas.

Sua grande desvantagem é serem pessimistas, porém possui facilidades na arte por serem mais sensíveis. É possível reconhecer nas pessoas com esse perfil a agilidade, inteligência e intelectualidade. Possui a habilidade com tarefas detalhadas ou de improvisação rápida.

Prefere atuar com estímulo aos demais. Geralmente é o tipo de colaborador leal e compromete-se com o trabalho. Gosta de “surpreender” e é sensível a críticas magoando-se com certa facilidade. É intuitivo, curioso e tem inteligência verbal.

Observa as oportunidades e apresenta soluções momentâneas para problemas urgentes.

Por ser extremamente perfeccionista, deve ser monitorado até o fim de uma atividade, devendo ser constantemente estimulado para que vença a fase do pensar e do fazer, necessitando de reforços e aprovação, pois sempre pensa que seu trabalho está sempre imperfeito.


Analisando o perfil comportamental


Como citamos anteriormente, o perfil comportamental impacta de forma positiva ou negativa todas as nossas ações. O mapeamento comportamental é uma excelente ferramenta de autoconhecimento e autoavaliação do seu momento atual.

Exatamente, momento atual, o resultado do seu perfil comportamental pode alterar, ele fala do momento em que você está vivendo, inclusive é indicado realizar o teste de 6 em 6 meses.

O objetivo do teste é compreender o seu modelo mental e auxiliar a compreender o seu modo de pensar e agir. Pode potencializar as suas habilidades e talentos e indicar ações para melhorar seus resultados.
Além de realizar o teste é extrema importância tirar o pensamento do papel e por as ações em prática.

Ficou curioso para saber como é o teste? Assista agora uma devolutiva feita pela Coaching Janes Dinon Ortigara.


https://www.youtube.com/watch?v=bBaoG70MZT8


Gostou? Quer saber como fazer o seu perfil comportamental? Não perca tempo, converse com os nossos consultores e prepare-se para a mudança.

📲 (48) 99162-0498 whats

📧 jdoconsultoria@yahoo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *