Estamos iniciando uma nova semana e eu gostaria de te perguntar, como está para você dar conta de tudo que tem para fazer: tranquilo ou não sabe por onde começar? Ocupado ou produtivo? Com tempo? Alguma vez já se pegou pensando que seu dia renderia mais se tivesse mais de 24 horas?
Pois bem, que o dia tem 24 horas para todos, não é novidade não é mesmo?
Então, por qual motivo algumas pessoas conseguem concluir suas tarefas de forma eficiente e outras não?
Fique atento! Se você vive acumulando trabalho, deixa de lado seus próprios interesses ou até abre mão de momentos com a sua família, é a hora de parar e pensar, pois você está com um sério problema de administrar suas atividades diárias.
Você pode trabalhar o dia todo e ainda assim não consegue concluir seus projetos e alcançar suas metas, você se acha um Workaholic (é uma gíria em inglês que significa alguém viciado em trabalho, um trabalhador compulsivo e dependente do trabalho), mas na verdade, pode ser somente um desorganizado. Essa falta de organização pode te acarretar um grande desgaste não somente físico, mas também mental.
Esse é o momento de parar de usar a desculpa da falta de tempo como justificativa para entregas atrasadas e o não cumprimento de prazos. É hora de reavaliar onde está indo sua energia, sua atenção e seu tempo.
As pessoas que conseguem administrar os processos diários de forma eficiente são reconhecidas no meio em que atuam por sua produtividade.
Mas como melhorar essa situação? É possível se reeducar? Saiba que existem técnicas simples eficazes para reavaliar e melhorar o que necessita seja no planejamento, na organização e na execução.
Nós estamos aqui para ajudar você, confira as dicas que reunimos nesse post e melhore o seu dia a dia rapidamente.
Autoconhecimento
Para iniciar, um dos segredos dos que conseguem ser mais produtivos e menos ocupados, é o autoconhecimento. Conhecer a si mesmo é essencial, saber identificar seu talento e os seus valores individuais é o primeiro passo.
Priorize o trabalho
Antes de o dia começar faça uma lista das tarefas que precisam da sua atenção. É importante salientar que as tarefas não tão importantes assim podem consumir até mais tempo do que aquelas que exigem uma execução/finalização rápida. Priorize suas tarefas e foque sua atenção naquelas que realmente importam.
Delegue as tarefas
É muito comum para a maioria das pessoas acabar executando mais tarefas do que poderia. Talvez você já tenha passado por uma situação similar e sabe o estresse que isso acaba gerando no final das contas. Delegar, é uma função importante de quem tem cargos de gerência ou liderança. Aproveite e dê mais responsabilidades aos seus subordinados ou a outras pessoas da sua equipe, sempre respeitando suas habilidades, talentos e conhecimentos, confie nelas.
Corra da procrastinação
Um dos itens que mais afetam negativamente a produtividade e pode resultar em um gasto desnecessário de tempo e energia é a procrastinação. De uma forma geral, procrastinamos as tarefas mais complicadas ou as menos prazerosas. Evite a autosabotagem.
Registre as tarefas
Seja com um aplicativo para gerenciar tarefas, uma planilha ou uma agenda o que for melhor para você, faça uma lista de todas as tarefas que vêm em sua mente, antes do dia começar priorizando o que fazer em cada momento do dia.
Defina o tempo de cada tarefa
Assim que você definir sua agenda do dia e determinar as tarefas que devem ser realizadas, defina um deadline e mantenha-se nele.
Inicie seu dia cedo, se possível
Você já deve ter ouvido o ditado “Deus ajuda, quem cedo madruga”, a maioria dos homens e mulheres de sucesso começam seus dias cedo. Assim, essas pessoas têm mais tempo para sentar, pensar e planejar as próximas horas. Acordar cedo pode deixá-lo mais calmo, criativo e com uma mente mais livre para pensar no dia que está por vir.
Evite fazer mil coisas ao mesmo tempo, sabemos que a maioria das pessoas sente que fazer mil coisas ao mesmo tempo é sinônimo de conseguir cumprir o maior número possível de tarefas. Esse é um pensamento equivocado.
A verdade é que o ser humano faz melhor suas atividades quando foca e concentra em uma coisa de cada vez. Ser multitarefas pode estar sabotando a sua produtividade.
Saber organizar e gerenciar suas atividades diárias só irá trazer pontos positivos para sua vida pessoal e profissional. Menos estresse, mais tarefas executadas, menos retrabalho, mais tempo livre, mais tempo no que realmente importa e menos problemas.
Não temos uma poção mágica para melhorar isso do dia para a noite, temos dicas valiosas, cabe a você por em prática.
Se você gosta de uma boa leitura, temos um bônus para você! Confira sete dicas de leitura para melhor sua produtividade.
-Essencialismo – Greg McKeown;
-O poder do hábito – Charles Duhigg;
-A única coisa – Gary W. Keller;
-Scrum – Jeff Sutherland;
-A tríade do tempo – Christian Barbosa;
-Produtividade máxima – Tamara Myles;
-A arte de fazer acontecer – David Allen.
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