Uma das maiores preocupações de todo ser humano é manter o coração sempre saudável. Não é à toa que, os brasileiros gastam mensalmente em média R$ 245,00 apenas em academias e atividades físicas.

Assim como em nosso corpo, nas instituições há um ponto chave que faz tudo funcionar, os colaboradores. Eles são o coração de qualquer empresa. E exatamente como o nosso corpo, se não dedicarmos tempo, cuidados e atenção, a empresa simplesmente falhará.

Por isso, investir na qualificação dos seus colaboradores é uma parte essencial dos cuidados a serem dispendidos em sua empresa. Pensando nisso, separamos algumas dicas para aperfeiçoar e incentivar essa prática em seu cotidiano.

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Planejamento

Como tudo na vida, para que os treinamentos possam ocorrer, é necessário muito planejamento e organização. Deve-se gastar tempo fazendo um mapeamento interno, pensando se há alguma necessidade urgente dentro da própria empresa e depois, avaliando elementos externos. Por exemplo, há uma necessidade de melhorar a comunicação interna? Ou quem sabe, manter os colaboradores mais engajados?

Para que isso aconteça, é necessário mudar o mindset corporativo. Sim, é isso mesmo! Precisa-se ter em mente que, treinamentos e capacitações devem ser um hábito nas corporações. Da mesma maneira que as atividades físicas são praticadas diariamente, os treinamentos da sua equipe devem ser praticados constantemente.

As empresas devem manter uma calendário dedicado ao treinamento de equipes, assim, é possível avisar e comunicar a todos com antecedência. Toda a equipe pode planejar sua agenda, antecipar trabalhos, cancelar ou adiar reuniões e manter a mente tranquila para a capacitação.

Mas afinal, para que serve um treinamento de equipes?

O treinamento de uma equipe nada mais é do que, uma ação voltada para a evolução de um time como um todo, pode ser apenas para os colaboradores, gestores ou quem sabe, a empresa de modo geral. Elas têm como objetivo o aprimoramento de habilidades específicas, como redação, comunicação interna, um novo software, ou simplesmente de conhecimentos gerais da área de atuação, como atualização das novas tendências.

Se é o seu desejo impulsionar a produtividade de sua equipe, esse processo é extremamente importante, já que como dito anteriormente, os treinamentos de equipes podem melhorar as práticas dentro das necessidades previamente levantadas.

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Colocando em prática o treinamento de equipes

Como não é só de teorias que vive o homem, vamos colocar a mão na massa! E para ajudá-los, preparamos um check-list em ordem de prioridade dos pontos a serem trabalhados antes, durante e depois dos treinamentos. Confira!

  • Diagnóstico
  • Definição de Objetivos
  • Definição do Formato
  • Prática
  • Avaliação

Pareceu confuso? Pois fique sabendo que é mais simples do que parece. Deixe-me explicar.

Diagnóstico

O primeiro passo ao montarmos um treinamento de equipes é o diagnóstico. Ou seja, é preciso fazer um raio x da situação atual da empresa, nesse quesito é preciso ter em mente:

  • Quais os recursos disponíveis;
  • Qual causa e/ou problema a ser resolvido;
  • Qual seria o melhor remédio para aquela dor e/ou problema;
  • Como esse público aprende, qual seu estilo aprendizagem?

Com esses pontos mapeados, as ideias já começam a ficar mais claras. Assim, é possível passar para o próximo passo, as definições de objetivos.

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Objetivos

Logo após o diagnóstico, é hora de traçar os objetivos a serem alcançados, tais como:

  • Público-alvo?
  • Fazer o quê?
  • Qual performance?
  • Em quanto tempo?
  • Com qual ferramenta?

Com estes tópicos bem definidos, os treinamentos serão bem sucedidos, trazendo uma melhoria significativa na vida profissional dos colaboradores, acarretando automaticamente na melhoria da performance da empresa.

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Formato

Em seguida, partimos para o formato do treinamento, também conhecido como metodologia a ser utilizada. Aqui precisamos frisar a importância do passo 1 (diagnóstico), pois será nesse passo que vamos sanar os problemas encontrados.

São várias as formas possíveis de montar uma capacitação, mas independentemente do estilo escolhido, alguns pontos precisam sempre estar sob nossa vista.

  • Conceito Central: falar sobre o porque da capacitação, sobre a essência.
  • Construir conteúdo: qual o tipo de ferramenta que será usada, como e quando usar?
  • Forma em si: meio e linguagem que será utilizada.
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Execução e Prática

Quando falamos do momento prático dos treinamentos, muitas coisas vem à nossa mente, e uma delas, senão a principal é, o ciclo de aprendizagem. Talvez você não tenha pensado exatamente neste nome, mas ao pensar na prática de uma treinamento de equipes, com certeza estes tópicos surgirão.

  • Vivenciar: a vivência dos problemas ou das tarefas discutidas deve ser um ponto chave na discussão durante um treinamento.
  • Relatar: é necessário ouvir o que a sua equipe tem vivenciado, a opinião deles com relação ao desenvolvimento e dinâmica da equipe.
  • Conceituar: a conceituação dos objetivos, problemas e propósitos são de fundamental importância nesse processo, somente quando eles estão bem claros, é possível definir uma solução.
  • Solução: por fim, o mais importante, o último tópico da prática. A solução é o resultado de toda uma discussão e explanação do tema.
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Avaliação

Por fim, após todo o treinamento de equipes, a avaliação. Ela pode ser feita tanto com os colaboradores, para testar e ver na prática se o que foi explanado foi compreendido e assimilado por todos, quanto para saber se o modelo de treinamento e capacitação foi adequado.

Ficou surpreso com todo o passo a passo de um treinamento? Não se preocupe, pode ser assustador ter que lidar com tudo isso sozinho, mas calma, nós da JDO Consultoria e Assessoria podemos te ajudar a organizar seu treinamento, desde o levantamento de necessidades, estruturação do conteúdo, escolha do instrutor qualificado, dos fornecedores, e ainda temos o espaço adequado e totalmente equipado para seu treinamento ser um sucesso!

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