cansaço mental

Enfrentando o cansaço mental

Combater a sensação de esgotamento tem sido um desafio ao longo dos nossos dias para você?

Eu estava pensando sobre isso e acredito que nunca fomos tão desafiados a nos adaptar com tanta mudança de rotinas ao mesmo tempo, não é mesmo?

Além dessas questões práticas, precisamos adaptar o nosso emocional para lidar com as amarguras de um cotidiano repleto de notícias ruins que, por vezes, estimulam em nós uma sensação de desesperança.

Enquanto isso, estamos submetidos à incerteza de não saber se tudo isso tem data para acabar e que mudanças teremos vivido até lá.

Diante de tudo isso, existe um comprometimento da saúde mental. Por isso, é tão importante difundir a necessidade de desenvolver soft skills capazes de ajudar a lidar com o cansaço mental instalado entre a maioria de nós.

Por isso, hoje quero falar por aqui sobre duas habilidades que vão te auxiliar a fortalecer o seu emocional. Portanto, fique ligado e comece agora mesmo a investir em você e na sua paz:

1. Inteligência Emocional

Relembrando os pilares da Inteligência Emocional, não é difícil compreender por que essa habilidade é tão valiosa para nos ajudar a administrar o esgotamento da pandemia.

Em primeiro lugar, a autoconsciência nos mantém alertas para reconhecermos as nossas emoções assim que elas vão entrando em cena.

Com a autorregulação e a automotivação, conseguimos gerenciar as nossas emoções e nos manter motivados quando sentimos que a energia tende a dar aquela baixada.

Apesar da Inteligência Emocional ser uma habilidade empregada no desenvolvimento do autoconhecimento, ela também serve ao nosso relacionamento com o outro.

Assim, outros pilares são a empatia e as habilidades sociais, empregados na identificação dos sentimentos e emoções envolvidos na perspectiva do outro e na nossa capacidade de interagir com ele.

2. Mindfulness: atenção plena

Manter o foco no presente é um grande desafio em tempos turbulentos que fazem aflorar as preocupações e a ansiedade. Sobre isso, educar a nossa consciência para viver uma coisa de cada vez é um processo necessário para manter o equilíbrio, o foco no presente e a atenção plena.

Afinal, gerenciar o cansaço mental exige uma boa dose de maturidade emocional. Para isso, saber direcionar a sua energia ao que merece a sua atenção no momento é fazer uma gestão inteligente do seu tempo e das suas emoções.

Acima de tudo, tenha em mente que, assim como as influências externas agem sobre nós, impactando nas nossas emoções, também é possível trilhar o caminho inverso.

Assim, uma transformação de dentro para fora também é possível, fortalecendo a sua saúde e o seu emocional.

Que tal dar início à sua jornada de fortalecimento interior?

Gostou? Siga nossas redes sociais e acompanhe nossas dicas.

Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Linkedin | Pinterest

Fontes:

CEBOLLA et al. MINDFULNESS E CIÊNCIA – DA TRADIÇÃO À MODERNIDADE. Editora Palas Athena (2016).

GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional. 82 ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.

ZANFOLIN, Thainá.Novas habilidades para desenvolver e enfrentar o cansaço pandêmico. Consumidor Moderno. Disponível em: <https://www.consumidormoderno.com.br/2021/04/15/novas-habilidades-desenvolver-cansaco-pandemico/>. Acesso em 5 de maio de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *