Você já deve ter ouvido falar ou ter sido submetido aos famosos testes de QI, destinados a auferir o “Quoeficiente de Inteligência”, não é mesmo?

Hoje eu quero te falar sobre outro indicador: o QE, que mede o seu Quociente Emocional.

Isso mesmo: existem ferramentas capazes de auxiliar na identificação da sua Inteligência Emocional (IE), que são extremamente úteis, não apenas para processos de seleção, mas para te guiar nessa jornada de autoconhecimento em que é fundamental o olhar para si mesmo, a fim de identificar em que aspectos é possível melhorar.

Mas por que é importante conhecer seu nível de Inteligência Emocional?

Pessoas com uma IE desenvolvida têm mais chances de atingir o sucesso na carreira, podem trabalhar melhor seu potencial empreendedor e desenvolver a aptidão para liderança. Além disso, conseguem preservar melhor sua saúde mental, a boa convivência nos relacionamentos e a felicidade, de maneira geral.

Resgatando as bases que orientam essa abordagem, o psicólogo Daniel Goleman, autor de Inteligência Emocional (1995), apresenta uma estrutura de cinco pilares relacionados à IE:

  1. Autoconsciência: o quanto você consegue reconhecer as suas emoções
  2. Autorregulação: habilidade de gerenciar as próprias emoções
  3. Automotivação: capacidade de motivar e se manter motivado
  4. Empatia: capacidade de enxergar as situações pela perspectiva dos outros
  5. Habilidades sociais: conjunto de capacidades envolvidas na interação social

Vamos ao teste?

IDRlabs Global Emotional Intelligence Test (IDR-GEIT©), desenvolvido pela IDRlabs International e disponibilizado em 15 idiomas, utiliza uma abordagem com validação científica.

Ancorado em pesquisas do professor de psicologia Konstantinos Petrides, o Teste Global de Inteligência Emocional baseia-se na teoria da Inteligência Emocional de Traços, que diz respeito a crenças pessoais sobre as próprias emoções e as de outras pessoas, assim como o nível de percepção emocional.

Acesse o teste aqui:

https://www.idrlabs.com/pt/global-de-qe/teste.php

Gostou? Siga nossas redes sociais e acompanhe nossas dicas.

Facebook | Instagram | Twitter | Youtube | Linkedin | Pinterest

Fontes:

GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional. 82 ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.