Você já ouviu falar na Roda da Vida? Uma das principais ferramentas quando se fala em trabalho de autoconhecimento, devido ao fato de que ela possibilita uma visão sistêmica da nossa vida.
É uma ferramenta que te auxilia a refletir sobre as áreas fundamentais da nossa vida, além de ser fundamental para proporcionar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Quando existe um equilíbrio entre elas, nossa vida melhora assim como nossos resultados.
Vou te dar um exemplo! Sabe quando nos sentimos um pouco perdidos, sem saber se estamos dando conta de tudo ou com com a sensação de que o foco está só em uma área da vida? É nesse momento que a Roda da Vida pode te ajudar.
Ela possibilita que você consiga avaliar todas as áreas da sua vida juntas e consiga observar de maneira prática onde você precisa criar ações para alcançar o equilíbrio.

Como a Roda da Vida funciona

Esta roda é composta por um círculo com doze divisões, podendo ser dividida em várias àreas da vida. Em cada uma delas é definida uma esfera da vida, considerada fundamental para a conquista do seu equilíbrio pessoal. O objetivo central é fazer uma reflexão sobre a atenção dispensada a cada uma destas áreas e desenvolver um plano de ação para melhorar o que não está satisfatório.


Cada fração deve ser avaliada atribuindo-se uma nota de 0 a 10, refletindo o seu nível de satisfação atual com os resultados da sua vida em cada uma das áreas, a quantidade e a qualidade dos investimentos a ela destinados nos últimos meses. Desta forma você pode ver com mais clareza onde investir tempo e conhecimento.

Faça o exercício a seguir e prepare-se para a mudança.

AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO

  • Qual o seu nível de Satisfação atual com sua vida?
  • E se mexer/alterar os objetivos qual a sensação: segurança, confusão ou entusiasmo?
    PESSOAL
  1. Manutenção de Saúde (considerada a esfera mais importante, pois sem ela o restante não flui) – Avalie aqui como a sua saúde física está sendo tratada. A preocupação com alimentação equilibrada, exercícios físicos regulares, horas de sono diárias, controle do nível de stress, check-up e exames de rotina. Enfim, tudo o que garanta a manutenção da saúde e da qualidade de Vida.
  • De que forma sua saúde se encontra neste momento?
  • Qual a sua disposição ao acordar, para realizar exercícios regulares, motivação para passeios e contatos com o exterior?.
    NOTA:
  • Ação Voluntária e Contribuição Social – Encontros sociais e reuniões com amigos, esforço para manter contato com amigos e colegas, quantidade de amigos que encontra regularmente, qualidade dos encontros com amigos e participação comunitária. Desejo sincero pela prosperidade dos outros, cordialidade com as pessoas em geral, colocar-se a disposição para ajudar alguém, dedicação a ensinar o que sabe a outra pessoa, trabalhos voluntários ou doação.
    Como você tem contribuído socialmente com as pessoas ao seu redor?
  • Você tem espaço em sua vida para realizar obras sociais e de que forma isso influencia sua vida?
    NOTA:
  1. Equilíbrio Emocional – Manter o foco em momentos difíceis, controlar emoções sob pressão e stress, reações emocionais proporcionais aos eventos que a geraram, expressar opiniões de forma clara e cordial, controle da frustação quando as expectativas não são atingidas.
  • Como você lida com situações extremas, que possam prejudicar o seu bom senso?
  • Você controla seu stress em situações de conflitos pessoais e profissionais?
    NOTA:

PROFISSIONAL:

  1. Gestão de Carreira – o cargo ou espaço ocupacional é da empresa, porém a carreira e o projeto profissional é de cada pessoa.
    Diante disso:
  • A gestão de sua carreira está ligada com os diversos objetivos de vida?
  • Sua atividade profissional é interessante e traz satisfação?
  • Seu ambiente de trabalho permite crescimento? Você se sente desafiado?
  • Seu esforço produz resultados satisfatórios?
  • Quais são as evidencias disso em sua vida?
    NOTA:
  1. Gestão Financeira – Analisa se o rendimento financeiro é suficiente para suprir as necessidades de alimentação, vestuário, saúde, lazer e aprendizagem. Satisfação com os rendimentos financeiros, equilíbrio entre ganhos e gastos, reservas para possíveis crises, satisfação com os investimentos realizados no último ano, oportunidades para o aumento da renda.
  • De que forma você está lidando com seus recursos financeiros?
  • Você tem controle sobre sua vida financeira?
  • Consegue projetar e planejar ganhos e gastos futuros?
    *O balanço patrimonial atual representa a plenitude de sua potencialidade ou poderia ser maior?
    NOTA:
  1. Desenvolvimento Intelectual – São as atividades realizadas para o desenvolvimento intelectual, cursos, eventos, leituras… enfim, atividades que propiciam enriquecimento com informações que contribuirão para o seu crescimento.
  • Qual a sua participação e desempenho em cursos e treinamentos?
  • Qual a sua disposição semanal, mensal e anual para leitura de livros e artigos sobre temas relacionados ao o seu interesse profissional?
  • Qual a sua participação em atividades novas e não habituais, manter-se informado (jornais, revistas, fóruns, blogs …), participação em conversas com assuntos diferentes dos habituais?
  • Seu desenvolvimento está mais ligado à carreira (que é pessoal) ou mais decorrente do cargo (que é definido pela empresa)?
    NOTA:

RELACIONAMENTO

  1. Família – avalie os seus relacionamentos observando se é possível contar com os parentes e amigos nos bons momentos e também nas situações difíceis; se os encontros sociais são agradáveis e amistosos, sem grandes fontes de tensão; se os eventuais problemas são resolvidos com diálogo e vontade para “limar as arestas”.
  • Como você se relaciona com seus familiares próximos e distantes?
  • Qual a importância deste convívio para você, ao avaliar a vida pessoal e profissional?
  • Qual o tempo dedicado aos familiares, momentos agradáveis e amistosos com a família?
  • Como está o diálogo e boa vontade para resolver conflitos, grau de abertura para falar e ouvir, confiança e apoio mútuos?
  • Como são definidos os objetivos familiares?
    NOTA:
  1. Relacionamento Amoroso – Considerar se o vínculo emocional estabelecido com o parceiro(a) é satisfatório. Se há respeito mútuo das diferenças e dificuldades individuais e coerência nos atos que impulsionam o casal a continuar unido; se as respostas para superar as dificuldades presentes na vida a dois reforçam os laços afetivos do casal;
  • A dedicação para seus relacionamentos afetivos (ser melhor para receber o melhor) é suficiente para gerar o estado de felicidade pretendido e duradouro?
  • Qual a importância de seus relacionamentos?
  • Qual o tempo que dedico ao parceiro, grau de abertura para falar e ouvir, criação de momentos românticos, compartilhamento de sonhos e expectativas de vida?
    NOTA:
  1. Relacionamento Interpessoal – somos um mosaico de todas as nossas experiências sociais. As relações interpessoais são os eventos/acontecimentos que envolvem as pessoas em seus relacionamentos. É, portanto, a arte da convivência humana, definida nos encontros entre duas pessoas, entre membros de um grupo e entre grupos.
    Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.
    Inteligência Emocional: é a competência interna (autoconsciência e o bom uso das respostas emocionais).
    Inteligência Social/Interpessoal: competência de orientação externa (validação através dos relacionamentos, dos atributos emocionais).
  • Qual é a sua nota para os verdadeiros ganhos para uma vida melhor, decorrente das relações interpessoais estabelecidas no dia a dia?
    NOTA:

QUALIDADE DE VIDA

  1. Desfrute/Plenitude/Felicidade – Tempo disponível para fazer o que dá prazer, refere-se a tudo aquilo que “recarrega as suas energias”, que relaxa, diverte e dá satisfação. Otimismo em relação ao futuro, satisfação com a vida atual, frequência com que sorri, confiança em você mesmo, sentimento de orgulho pelas conquistas do cotidiano.
  • Como está o seu momento atual em relação ao desfrute?
  • Qual é a importância e a existência de plenitude e felicidade em sua vida atual?
  • Qual é o impacto positivo e negativo que estes momentos tem em sua vida pessoal e profissional?
    NOTA:
  1. Propósito de Vida – na plenitude da felicidade, quando se tem propósitos, cada dia é uma vida inteira.
    Não se pode esperar uma crise para definir o que é importante, mas sim, definir projetos e superar obstáculos para realizá-los na distribuição do tempo previsto.
  • Como você avalia a busca de suas metas, objetivos e sonhos?
  • Como você faz o registro de seus projetos?
  • Você se sente mais perto, mais distante, ou estacionado no caminho para atingir os seus objetivos?
  • Seus propósitos são congruentes com suas crenças e valores?
    NOTA:
  1. Espiritualidade – o equilíbrio entre as conquistas materiais e o sentido espiritual da vida. A esperança é o alimento intangível que fortalece a cada um. A fé, alicerçada em atitudes, harmoniza a vida de cada um.
  • Qual o grau de importância desta espiritualidade em seu dia a dia?
  • Como está a sua paz interior, coerência de valores (faz o mesmo que prega)?
  • Como está a sua força e equilíbrio interno, tempo para: (introspecção, meditação, oração), religiosidade?
    NOTA:

NÍVEL DE SATISFAÇÃO ATUAL:

1.Qual o seu nível de satisfação atual com os resultados da sua vida em cada uma das áreas?

2.Qual a área que está com a menor pontuação?

3.Como essa área afeta as outras áreas de sua vida?

4.Qual a área que gostaria de investir o seu tempo e esforço para tornar esta roda mais “arredondada”, nivelada no mais elevado padrão?

ÁREA PRIORITÁRIA OU DE ALAVANCA:

  1. Qual dessas áreas que, ao colocar um pouco mais de foco, irá influenciar positivamente um maior número de outras áreas?

PLANO DE AÇÃO

Ação:
Data:
Ação:

Data:
Ação:

Data:

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.