Existem milhares de definições para comunicação, mas hoje quero te falar sobre a importância dela na perspectiva da seguinte afirmação: “comunicação é a arte de ser entendido”.

Esse brilhante raciocínio, atribuído ao ator e diretor inglês Peter Ustinov, transmite bem o objetivo do processo de comunicação.

Comunicar não é apenas sobre transmitir informações ou dizer o que precisa ser dito, é mais que isso: é se fazer entender.

Ao longo da minha carreira, já vivenciei e acompanhei diversas situações em que a comunicação foi crucial para resultados positivos ou negativos.

É importante ter em mente que, seres diferentes que somos, temos maneiras distintas de compreender ou interpretar uma informação.

Quer um exemplo? Voltemos no tempo, para as aulas do Ensino Fundamental.

Tente imaginar aquela aula de matemática, com conteúdo novo. O professor desenha no quadro-negro, pela primeira vez, a explicação de um cálculo que parece complexo para a maioria da turma.

Ele pergunta se todos entenderam e boa parte responde que não.

O professor retoma o raciocínio e repete a explicação. Agora, um dos alunos ainda acusa não ter entendido.

O professor respira fundo e, pela terceira vez, repete a mesma explicação, de maneira ainda mais lenta, como se a velocidade do que está sendo dito alterasse a capacidade de compreensão daquele aluno.

Mesmo que ele tenha permanecido sem compreender a lógica do cálculo, dificilmente esse aluno vai pedir, na frente de toda a turma, que o professor explique uma quarta vez, não é verdade? Quando chegar a prova, provavelmente ele vai zerar as questões referentes àquele conteúdo que, talvez, só será recuperado com um reforço que seja capaz de apresentar um caminho diferente para aquele resultado.

Moral da história: não importa quantas vezes a mesma explicação é dada. Talvez precisemos adequar a nossa comunicação para que sejamos compreendidos.

Comunicação eficiente significa resultados

A comunicação é imprescindível em todas as áreas da nossa vida, seja nos relacionamentos, nos processos de aprendizado ou na nossa vida profissional. Para o dia a dia das organizações, ela é vital para a concretização de resultados positivos.

Numa rotina de trabalho, quando eu falo e a outra pessoa não sabe ou não entende o que eu estou falando, o nosso trabalho não anda e, possivelmente, ambas as partes podem sair frustradas: uma, por ter que fazer tudo sozinha, a outra, pela frustração de não ter feito o que era esperado dela. Ou seja, quando a comunicação falha, o nosso próximo passo não acontece.

Uma falha de comunicação num momento sensível, como de feedback, por exemplo, pode gerar um tremendo mal-estar, não é verdade? Nesses casos, o que poderia ser um feedback positivo acaba sendo um tiro que sai pela culatra, ocasionando retrocesso.

Comunicação diz muito sobre cultura organizacional

A comunicação interna, que diz respeito aos processos de comunicação inseridos no dia a dia da empresa, é a base do trabalho de uma organização sendo, portanto, parte da sua cultura.

Como explica Fisher, teórico da comunicação nas organizações, cada empresa ou ambiente organizacional tem sua própria cultura, que fornece aos seus membros uma visão comum na interpretação da vivência organizacional.

Essa cultura diz respeito a um conjunto de conhecimentos, crenças, valores, ideias, leis,  discursos, ações e artefatos. A partir da maneira como todas essas variantes interagem, temos a concretização da identidade organizacional, sendo a comunicação o elemento que integra tudo isso.

A comunicação, então, vem a ser o processo pelo qual as pessoas são capazes de manifestar e partilhar a cultura organizacional. Ou seja: super vital para a existência de qualquer negócio!

Dedique-se à melhoria da comunicação

Trabalhar a melhoria dos processos de comunicação é essencial para que as pessoas, as equipes e as empresas possam se desenvolver.

Se, no dia a dia, a gente não permite que quem está do outro lado entenda realmente o que estamos precisando, enfrentamos problemas, não é verdade?

Numa equipe, quando precisamos lidar com projetos, cronogramas e prazos, o mesmo acontece, sob o risco de perdas que poderiam ter sido evitadas.

Comunicação é a chave para que tudo flua melhor. Invista sempre em desenvolver técnicas e métodos de melhorar a comunicação no seu ambiente de trabalho e, é claro, no seu dia a dia.

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Fontes:

FISHER, D. Communication in Organizations. USA: West Publishing Company, 1993.

OLIVEIRA, Neiva Santos. (2018). Comunicação das Organizações: Um olhar sobre a importância da Comunicação Interna. Media & Jornalismo, 18(33), 61-74. Disponível em: <https://doi.org/10.14195/2183-5462_33_4>.

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