Hoje quero te contar como podemos gerar benefícios com uma estratégia talvez ainda não tão disseminada na gestão de pessoas.

Ela atua no engajamento dos colaboradores, pode ser pensada e aplicada inicialmente em dois pontos cruciais:

alinhar valores
alinhar diálogo

Ao falarmos de experiência/satisfação, o que vem primeiramente na sua mente?

Na minha vem “experiência do cliente”, “experiência do consumidor”, a satisfação do consumidor.

Passamos muito tempo envolvidos e preocupados com a satisfação do nosso cliente, o que não está errado.

Te convido a olhar primeiro para o que está ao nosso redor, o nosso colega, nosso colaborador e pensar em alimentar e fomentar a sua satisfação.

Já pensou como podemos fortalecer o elo entre sua marca (empresa) e seu colaborador?

Como valorizar o elo empresa x colaborador

Ao valorizarmos o capital humano que está deixando a empresa/negócio vivo, deixamos cada vez mais visível que os colaboradores são recursos fundamentais para o desempenho de qualquer negócio e corremos o risco de gerar bons resultados.

Resumindo, se importar com a experiência do nosso colaborador é querer saber como ele se sente no ambiente de trabalho e como a empresa transmite os seus valores no dia a dia.

É compreender essa vivência que impacta tanto na performance e nos objetivos gerando vários benefícios como:

  • Melhoria nas relações pessoais em 75%
  • Promoção da empresa
  • Redução em 50% a taxa de turnover e de absenteísmo
  • Construção de um clima corporativo favorável
  • Redução de custos com recursos humanos

Agora que você já sabe o que é Employee Experience e seus benefícios.

Ficou curioso para saber como implementar dentro do seu negócio, da sua empresa?

Implantando Employee Experience

O primeiro passo para que possa funcionar e melhorar verdadeiramente a satisfação, a experiência do seu colaborador, você precisa saber, conhecer as principais necessidades de cada um.

Uma dica é conhecer o perfil comportamental de cada um, e aqui vale lembrar que cada pessoa se sente motivada por diferentes valores, mas alguns pontos são de interesse comum.

Ao conhecer como cada um funciona, uma das alternativas que pode ser aplicada é, por exemplo, dividir seus colaboradores em grupos e trabalhar a experiência de cada um de maneira distinta.

Então:

  1. Invista em people analytics;
  2. Invista no mapeamento do ciclo do seu colaborador;
  3. Invista na prática de meritocracia;
  4. Invista em benefícios;
  5. Invista do desenvolvimento dos liderados

Afinal de contas, o que realmente importa é a satisfação do seu colaborador e do seu cliente, não é mesmo?

Se gostou e gostaria de aplicar na sua empresa, nós estamos aqui para te ajudar no passo a passo.

Contate um de nossos consultores, nós podemos te auxiliar nessa jornada.

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