JDO Consultoria - Feedback

Feedback efetivo em 5 passos

Que o feedback é uma poderosa ferramenta de comunicação já sabemos. Ele é ideal para alinhar os objetivos e metas dos colaboradores. Se na sua empresa você é um líder ou profissional do setor de Recursos Humanos provavelmente já sabe dessa informação, mas é importante ressaltar que, dependendo da forma como o feedback é feito, pode motivar ou desmotivar uma pessoa e este é o motivo que leva os superiores a terem dificuldade de colocar em prática.

O poder do feedback não está restrito às organizações, mas também pode ser utilizada por líderes, colegas e colaboradores, servindo de insight para aumentar a produtividade, corrigir ações, focar nos objetivos e metas definidos.

E você, está preparado para dar feedback?

Para poder dar um feedback com segurança é necessário estar preparado e não agir impulsivamente. Saber lidar com pessoas é essencial, principalmente quando você tem a incumbência de validar ou invalidar um comportamento ou atitude de outro indivíduo. O objetivo principal de um feedback é ajudar os colaboradores a melhorarem sua performance no trabalho.

Aqui vão 5 passos para você se preparar antes de um feedback:

Primeiro passo: ter ciência de que o feedback em si não é uma prática punitiva e sim educativa.

Segundo passo: definir qual a intenção por trás do feedback que você precisa dar, e se irá ajudar ou piorar a situação.

Terceiro passo: é de extrema importância lembrar que o ser humano é muito complexo, imagina se você inicia um feedback com a intenção equivocada, qual será o resultado? Simplesmente a gota d’água para quem está com um alto nível de esgotamento e pressão.

E se eu te disser que temos uma forma simples e prática que irá ajudar fortemente na intenção e na elaboração do feedback com sua equipe?

Quarto passo: ao conhecer o perfil comportamental de cada um da equipe, você irá estabelecer diferentes formas de comunicação e desenvolvimento mais adequado às possibilidades de cada colaborador, quando um ambiente for hábil para feedback e produtividade.

Quinto passo: conhecer o Perfil Comportamental dos colaboradores é fundamental!


Existem basicamente quatro perfis, sendo estes: comunicador, executor, planejador e analista! Há inúmeras possibilidades de combinações e predominância para os perfis. Leva-se em consideração a soma das habilidades e características comportamentais. E para cada perfil comportamental o feedback tem suas particularidades.

Se você ainda não fez seu perfil comportamental ou da sua equipe, a JDO Consultoria possui profissionais e ferramentas para auxiliar em todo processo.

Abaixo listamos as principais características para um bom feedback com cada perfil.

Feedback – Perfil comunicador

O feedback para o colaborador com um perfil comportamental comunicador precisa ser dado de forma descontraída, em um ambiente informal, visto que ele pode se colocar em uma posição defensiva em um primeiro momento. De acordo com esse perfil, o feedback negativo pode deixá-los desestimulados e reflexivos.

É uma característica do perfil comunicador sentir-se culpado por algo ter dado errado. Sendo assim, é de extrema importância explicar de forma claro e objetiva qual ponto o comunicador deve melhorar e os impactos que suas ações podem estar causando na empresa.

Feedback – Perfil executor

O feedback para o colaborador com um perfil comportamental executor precisa ser dado de forma direta, sem rodeios, para que não tome muito do seu tempo. É importante ser dado periodicamente e, necessariamente, não precisa vir junto a um elogio.

Os executores tendem a valorizar muito os resultados positivos, por este motivo, receber um feedback negativo quer dizer que as metas não estão sendo alcançadas. Neste momento é necessário entender que provavelmente antes da conversa o colaborador já estará desmotivado. Este é o motivo de preparar-se para ser o mais objetivo possível, pois o executor começara a pensar em possíveis alternativas para resolver as situações e oferecer melhores resultados.

Os colaboradores deste perfil tendem a ser competitivos. É interessante informar que você acredita no potencial dele e que confia que ele pode atingir resultados ainda melhores.

Feedback – Perfil planejador

O feedback para o colaborador com um perfil comportamental planejador é um momento muito importante. É essencial não gerar uma percepção de peso na conversa. Uma das tendências dos planejadores é a insegurança. A pessoa precisa, antes de iniciar a reunião, estrutura-la em tópicos, e mostrar para o seu liderado que a reunião foi pensada e analisada, para que possa fazer sentido.

O ambiente da reunião precisa ser mais formal, demonstrando respeito, afinal ele se planeja para a ocasião. É fundamental sair da reunião de feedback do planejador com os próximos passos, quais serão os processos a serem seguidos daqui para frente. Mostre que a empresa está disposta a auxiliar no crescimento do planejador e que há um interesse em ajudar a elevar seu potencial.

Feedback – Perfil analista

O feedback para o colaborador com um perfil comportamental analista é extremamente necessário e precisa ser detalhado. A pessoa com esse perfil se sente desconfortável nesse momento e para amenizar isso precisa ser conduzido com muito cuidado, deixando claro que é uma oportunidade de construir juntos novas possibilidades. Outro aspecto importante é chamar atenção para seus pontos em desenvolvimento de forma individual. Se o feedback for negativo é natural o colaborador deste perfil sentir-se impactado e até mesmo chateado com o diálogo.

É de grande importância saber direcionar a conversa, vale ressaltar para o colaborador que, antes de ter ocorrido um problema ou falha, houve uma análise e dedicação do mesmo. No momento de dar o feedback leve em consideração todo o histórico. Coloque-se à disposição para auxiliar em qualquer processo, sempre que for possível, faça um elogio a ele.

Reter e motivar talentos

Viu a importância de conhecer o perfil de cada colaborador? Reter e motivar talentos pode ser um grande diferencial da sua empresa, especialmente se for da área de tecnologia, já que neste setor ainda faltam profissionais qualificados para muitas áreas.

Conhecer o perfil comportamental dos colaboradores é essencial, visto que as pessoas são o motor das organizações, e o combustível que todos precisam para melhorar o desempenho e a produtividade é um feedback dado com eficácia.

Desenvolvemos um material específico sobre produtividade para ajudar profissionais e equipes serem mais produtivos em apenas quatro passos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *