Antes de iniciar qualquer treinamento o passo fundamental no planejamento é conhecer quem é o seu público.
Você sabe com quem você irá se comunicar?
Quais as necessidades dessa pessoa?
Quais são objetivos dela?
Essas informações são primordiais para a formulação e o sucesso do seu treinamento e mapear o público pode te ajudar a determinar:
- Os conteúdos;
- O formato que o treinamento deve seguir;
- Os recursos interativos utilizados;
- A estrutura necessária;
- A linguagem utilizada;
- As necessidades e objetivos devem ser atingidos;
- As habilidades que deverão ser desenvolvidas;
- E até mesmo o cardápio do coffee break.
No marketing para se definir o público-alvo é necessário a formulação de uma persona. Um personagem que representará o seu cliente/colaborador. A persona reunirá as características do seu público-alvo.
E como criamos a nossa persona?
1. Identificar o perfil comportamental
A soma das habilidades e características comportamentais definirão, através de testes, se o perfil do seu público é comunicador, executor, planejador ou analista.
2. Faixa etária
É importante identificar a faixa etária para que possamos assim definir qual linguagem e recurso utilizaremos. Afinal, uma mulher de 25 anos está super ligada a redes sociais, sabe os assuntos do momento, os memes mais conhecidos, enquanto uma mulher de 65 anos provavelmente não compreenderá.
3. Necessidades
Através dessa informação que o conteúdo e ações serão pensadas com o objetivo de desenvolver as habilidades necessárias e suprir as necessidades desse grupo.
Ficou interessado?
Para saber mais sobre os diferentes perfis comportamentais e a melhor maneira de definir seu público-alvo, fale conosco!
Fonte: EducaMundo, Revista EBS https://www.revistaebs.com.br/rh-e-treinamento/voce-conhece-o-perfil-comportamental-dos-colaboradores-da-sua-empresa/