Antes de iniciar qualquer treinamento o passo fundamental no planejamento é conhecer quem é o seu público.

Você sabe com quem você irá se comunicar?

Quais as necessidades dessa pessoa?

Quais são objetivos dela?

Essas informações são primordiais para a formulação e o sucesso do seu treinamento e mapear o público pode te ajudar a determinar:

  • Os conteúdos;
  • O formato que o treinamento deve seguir;
  • Os recursos interativos utilizados;
  • A estrutura necessária;
  • A linguagem utilizada;
  • As necessidades e objetivos devem ser atingidos;
  • As habilidades que deverão ser desenvolvidas;
  • E até mesmo o cardápio do coffee break.

No marketing para se definir o público-alvo é necessário a formulação de uma persona. Um personagem que representará o seu cliente/colaborador. A persona reunirá as características do seu público-alvo.

E como criamos a nossa persona?

1. Identificar o perfil comportamental

A soma das habilidades e características comportamentais definirão, através de testes, se o perfil do seu público é comunicador, executor, planejador ou analista.

2. Faixa etária

É importante identificar a faixa etária para que possamos assim definir qual linguagem e recurso utilizaremos. Afinal, uma mulher de 25 anos está super ligada a redes sociais, sabe os assuntos do momento, os memes mais conhecidos, enquanto uma mulher de 65 anos provavelmente não compreenderá.

3. Necessidades

Através dessa informação que o conteúdo e ações serão pensadas com o objetivo de desenvolver as habilidades necessárias e suprir as necessidades desse grupo.

Ficou interessado?

Para saber mais sobre os diferentes perfis comportamentais e a melhor maneira de definir seu público-alvo, fale conosco!

Fonte: EducaMundo, Revista EBS https://www.revistaebs.com.br/rh-e-treinamento/voce-conhece-o-perfil-comportamental-dos-colaboradores-da-sua-empresa/

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *