perder x ganhar por Janes dinon ortigara jdo consultoria

Detestamos mais perder o que já temos, do que ganhar algo novo!

Confesso que li e reli essa afirmação, e fiquei pensando, será que é isso mesmo?

Como pode? E por que isso acontece?

Amy Edmondson, professora da Harvard Business School chama esse comportamento de “segurança psicológica”, então se você que está lendo este post e está no comando de uma equipe, de uma família, de uma empresa ou está inserido em um ambiente onde a inovação e a liberdade é um dos pontos importantes, saiba que a melhor maneira de destruir tudo é a cultura do medo. Nós seres humanos, temos “aversão a perda”.

Agora, se a cultura de inovação e liberdade é importante para você, para sua família, sua empresa, crie um ambiente onde as pessoas que estão nele se sintam livres para criar, livres para sonhar, para falar e para errar.

Quanto mais seguras, mais inovação irá surgir, mais resultados, mais sucesso, mais felicidade e realização.

A ideia aqui não é deixar solto e sim criar uma cultura de feedback para ajustar comportamentos com objetivo de obter mais resultados, mais sucesso, mais liberdade de expressão, mais maturidade tanto na vida pessoal como profissional.

E tudo isso irá evoluir e funcionar dia após dia se investir um tempo significativo ensinando seus filhos, colaboradores o que é certo e errado no processo de troca de feedbacks.

Crie um guia simples e prático explicando todos os passos para dar feedback eficaz e o que isso significa.

Faça treinamentos específicos com práticas de dar e receber feedbacks

Crie ciclos de feedback, essa é uma ferramenta muito poderosa e eficaz na melhoria do desempenho de todos.

Você sabia que aprendemos mais rápido e produzimos mais quando incluímos a prática de dar e receber feedback e ela se torna parte contínua de colaboração de uns com os outros?

O feedback também ajuda a diminuir os mal entendidos, que sabemos, não são poucos e eles acontecem quando não paramos para falar uns com os outros.

Quem nunca teve um mal entendido na família, com amigos ou com colegas de trabalho?

Com isso, vamos criando uma cultura da responsabilidade ser de todos, reduzindo a necessidade de hierarquias e regras.

E isso me faz lembrar da educação dos nossos filhos, a medida que eles vão crescendo, amadurecendo, vão incorporando a cultura dos pais, e se ela for aberta, franca, sincera, ele irá se desenvolver nesse meio, com abertura ou não para falar, expressar, pensar, o que nada mais é do que uma cultura de feedback.

A liberdade com consciência nos trás amadurecimento e confiança.

A confiança permite que possamos trabalhar e viver com liberdade, e a cultura da sinceridade irá te permitir que isso aconteça seja dentro da sua família com seus filhos, dentro da sua empresa, da sua equipe …. enfim no meio onde você estiver inserido.

E isso irá decolar de verdade quando de fato os seus filhos começarem dar feedbacks sinceros aos seus pais e quando os funcionários começarem a dar feedbacks sinceros aos seus líderes.

Se você gostou desse assunto e acredita fazer sentido, nós podemos te ajudar a dar o primeiro passo, click aqui e assista gratuitamente ao nosso Worshop Feedback Roubado.

Haaa se gostou desse tema, acompanhe as nossas redes que iremos postar mais conteúdos nessa linha de pensamento.

Instagram | Facebook | Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *