Já se perguntou alguma vez o que significam todos aqueles presentes que damos e recebemos?
Muitas pessoas podem não pensar sobre isso: só compram qualquer coisa quando precisa dar um presente a alguém.
Mas, cada presente possui um significado, especialmente para aquelas pessoas de quem somos bem próximos e valorizamos muito a relação.
Geralmente o valor monetário de um presente não é muito relevante, mas sim o significado é o que mais importa.
Os cartões de natal, aniversário, dias das mães, pais feitos manualmente na escola por exemplo podem ter muito mais significado do que qualquer outro presente caro.
Os presentes representam pensamentos, sentimentos e emoções sem palavras. Mesmo sendo apenas visuais, sem palavras … mas o significado por trás deles é claro.
Ações como ajudar alguém a trocar um pneu ou levar um canja para um amigo doente também podem ser um presente.
Presentes simbolizam expressões e sentimentos que podem ser melhor expressos pela ação.
Algumas expressões podem ser de:
Amor ou amizade
Gratidão por uma presente ou favor recebido
Caridade ou piedade
Solidariedade ou ajuda mútua

Mas, o que é o PRESENTE DOS VALORES?
O presente dos valores é a forma de uma pessoa sugerir (dar) um valor que gostaria de ver um indivíduo usar na sua vida cotidiana.
Isso pode se tornar parte de uma forma usada pelo seu colega de trabalho, seu amigo, parceiro ou uma pessoa próxima, como Feedback e “alimento para reflexão”.

Mas como funciona na prática?

Uma das metodologias pode ser por meio do seu modelo (econômico, emocional e ético), assim os outros conhecem e compreendem melhor os seus valores em ação, o seu comportamento e talvez entender o que as pessoas esperam que você mostre, de acordo com os valores que defende.

Quando conhecemos melhor os nossos valores e os valores do outro, podemos ter um diálogo poderoso de casais por exemplo.
Que nunca tentou alinhar seus valores com os valores da empresa, do amigo, da esposa …pelo fato deste presente dos valores vir de alguém por quem nos importamos.

Repensar, remodelar e realinhar o modelo de valores pode ser um grande passo quando falamos de “o presente dos valores” como presente em nossos valores centrais.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.