Formas para desenvolver autoconhecimento

Já ouviu falar em exercícios de autoconhecimento? É bastante comum que as pessoas possuam travas para, de fato, iniciar nessa jornada. É aí que elas começam a entender como exercitar o autoconhecimento, elemento-chave para encontrar muitas respostas internas e externas, as quais influenciam diretamente no seu desenvolvimento.

O que é autoconhecimento?

O autoconhecimento se baseia na necessidade de uma pessoa estimular o entendimento de si própria. Isso envolve saber identificar suas qualidades, suas vontades, objetivos e limitações. Assim, torna-se mais fácil você passar a controlar suas emoções e definir ambições para exercer uma jornada de autorrealização.

Dessa forma, o seu próprio pensamento vai indicar as mudanças que você pode fazer na sua mente, ações que podem afetar todos os seus passos posteriores. Saiba mais sobre a  relação entre autoconhecimento e inteligência emocional.

autoconhecimento
Conheça autoconhecimento exercícios e sua importância I Foto:Freepik

Exercícios de autoconhecimento: por que o autoconhecimento é importante?

Como dito anteriormente, o autoconhecimento é uma peça-chave da sua vida. Sua relevância está em entender melhor quem somos, o que queremos e, consequentemente, como conseguimos chegar até lá.

Saber disso te ajuda a tomar decisões mais corretas, tanto nos aspectos pessoais da sua vida, quanto nos profissionais. A jornada de autoconhecimento é um processo contínuo. Você deve estar sempre se atualizando quanto às suas transformações e evoluções, tudo para se tornar dono dos seus caminhos e ter controle emocional. Questão esta que afeta suas escolhas de vida e aumenta sua capacidade de tomar boas decisões novas.

Exercícios de autoconhecimento: como se autoconhecer?

Este processo leva tempo e se baseia em técnicas, como: auto-observação, reflexão e treino. Quando se trata de habilidades, é necessário: pensamento, expressão e implementação

Fazer uma lista com seus objetivos também ajuda, pois pequenos detalhes podem passar despercebidos e refletir nas suas limitações próprias, que impedem o seu autoconhecimento.

Então, o que fazer para conhecer a si mesmo? Caso esse seja o seu objetivo, acompanhe um passo a passo para o autoconhecimento e dicas de autoconhecimento associadas, também, ao exercício da psicologia na sua vida.

Passo a passo para o autoconhecimento

Felicidade

Tente entender o que desperta o sentimento de felicidade em você. A felicidade em si é algo subjetivo, não existe certo ou errado, por isso é importante que você busque entender o que ela significa para você e quais caminhos te ajudam a alcançar isso.

Conheça a si mesmo

Observe seus pontos fortes e fracos. Essa questão é muito cobrada em entrevistas de emprego, mas muitas pessoas ainda não entendem a importância dela. Analisar o seu modo de pensar e agir, e tentar identificar suas virtudes e limitações, são essenciais para o seu crescimento, ao tentar destacar as partes boas e concertar os possíveis defeitos.

Comportamento

Identifique seus padrões de comportamento. Isso não é uma missão fácil, mas é o que te faz se fechar para as novidades, ficar na zona de conforto e absorver apenas uma autopreservação excessiva. Um pouco de flexibilidade é sempre bom e pode mudar as suas ações previsíveis, trazendo resultados diferentes na sua vida.

Visão alheia

Saiba como as outras pessoas te veem, especialmente aquelas que de fato apoiam o seu crescimento. Isso não significa que você deva depender emocionalmente da aprovação dos outros, mas que vale a pena consultar a visão de pessoas próximas sobre você para ampliar sua visão de si mesmo.

Positividade

Evite afirmações negativas que geram impacto negativo, pois isso pode favorecer apenas as suas limitações internas. Já o impacto que o pensamento positivo causa na mente, a partir das reflexões, ajudam na sua evolução.

Estudo

Leia sobre o assunto para se encher ainda mais com uma gama de informações pertinentes, conhecimento válido nunca é demais! A propósito, nosso próximo tópico.

Exercícios de autoconhecimento: aprenda com livros de autoconhecimento

“Comece pelo Porquê” – Simon Sinek

Simon Sinek aborda o PROPÓSITO e explica a famosa ferramenta “Golden Circle”, pela qual é apresentada a lógica e o motivo que devemos começar pelo “porquê” e passar pelo “como” até chegar no “o quê”.

“O jogo Infinito” – Simon Sinek

Segundo as palavras do próprio autor, também escritor do livro anterior: “Em Comece pelo Porquê, eu quis mostrar o valor de ter um propósito em tudo o que fazemos. Agora, neste livro, tento oferecer as ferramentas para ajudar aqueles que desejam entender o jogo de que todos nós participamos: o Jogo Infinito. […] Quanto mais eu entendia a diferença entre os dois tipos de jogos, mais via jogos infinitos ao nosso redor. Percebi que grande parte das dificuldades que as empresas enfrentam existe simplesmente porque seus líderes estão participando de um jogo infinito com uma mentalidade finita.” A fala do autor resume bem o conteúdo da leitura. Vale a pena.

“Metamorfose do Líder” – Isabel Rios Piñeiro

A obra conta uma jornada com histórias, fantasmas e dragões, a fim de te fazerem aprender a ser o Protagonista de sua Vida. Explica um caminho de autoconhecimento profundo, o qual utiliza suas emoções mais autossabotadoras como ferramenta para mudanças.

“Coaching de dentro para fora” – Ricardo Melo

Essa narrativa tem o objetivo de dar orientações para o leitor sobre uma vida equilibrada, de acordo com questionamentos como: Você sabe ouvir o que diz seu coração? O autor conta que a partir dessa pergunta, ele passou a prestar mais atenção em si mesmo e a se questionar sobre seus hábitos e rotina quando se tratava da ligação deles com o que seu coração queria, gerando uma jornada de transformação.

“Desbloqueie o poder da sua mente” – Michael Arruda

O livro tenta te ajudar a tomar o comando das suas ações, assumir o controle da sua mente e, por consequência, da sua vida profissional e pessoal, tendo em vista que suas atitudes vêm do seu subconsciente. 

Onde encontrar mais apoio para o meu desenvolvimento pessoal e exercícios de autoconhecimento?

A JDO Consultoria é uma empresa que foi criada em 2010 e atua na área de Coaching Empresarial e Desenvolvimento de Pessoas. É a opção ideal para você que procura um local com diferencial em ser um espaço de treinamento e mentoria, com foco na carreira profissional e no desenvolvimento de liderança, especialmente do público de empreendedorismo feminino. Para mais informações sobre a JDO Consultoria e exercícios de autoconhecimento, acesse o seu site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *