Podcast Janes Dinon Ortigara ABC das Emoções

Quem é Janes Dinon Ortigara?

Sou JANES DINON ORTIGARA e, agora que você já conhece bem o projeto ABC das Emoções, vou me apresentar e contar um pouco do que vocês não sabem, mas que deveriam saber sobre mim.

Adoro uma boa conversa, mas descobri que minha filha, a Maria Alice, de apenas 3 anos, gosta de falar muito mais do que eu.

Como empresária sempre soube delegar funções, mas descobri que na vida de mãe tem coisas que são intransferíveis

Sempre pensei em ser mãe e quando a maternidade chegou, precisava avaliar o que eu sentia e o que pensava com relação a minha nova vida.

Descobri que na vida temos que suportar muita coisa, mas a maternidade é algo que deve ser aproveitado e não suportado

Entendi que assim como estudar matemática, português e leis era preciso encontrar ferramentas e técnicas para mudar padrões que influenciavam meus pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Aprendi que conteúdo nos dá base e conhecimento, mas é na prática que colocamos à prova. Conheci, testei, comprovei! E é isso que procuro fazer aqui no projeto: Dar dicas práticas para facilitar a vida dos pais com exercícios que realmente tragam mudanças.

Compreendi que podemos trabalhar nossas emoções na fase adulta, mas nossa experiência emocional começa nos primeiros anos de vida. Quanto mais cedo agirmos, mais facilitamos a vida adulta das nossas crianças.

Nesta jornada descobri que os pais ensinam seus filhos a serem educados na vida social e empresarial, mas esquecem de educa-los emocionalmente, fortalecendo a autoestima e facilitando a resolução de conflitos enfrentados na rotina diária ao longo da vida.

Compreendi que as conexões do mundo virtual são fundamentais, mas a conexão entre os membros da família é o que realmente proporciona uma vida feliz.

E vamos combinar que criar um filho é algo que exige inteligência emocional. Mas, criar um filho(a) no meio de uma pandemia, com isolamento social, exige muito mais. É preciso cuidar das emoções da nossa família para sairmos desse momento ainda mais fortalecidos.

Ser mãe/pai requer muitas habilidades, nos causa muitas frustrações e medos, mas como mãe posso dizer que é uma das melhores profissões da vida.

E aí, se identificou com alguma coisa? Essa sou eu! Uma mãe que tem consciência que não sabe tudo, mas que busca conhecer formas saudáveis de lidar com os pensamentos, sentimentos e comportamentos, para viver a vida de forma mais leve, feliz e com mais resultados.

Agora que você já me conhece melhor, te convido a seguir nesta caminhada da alfabetização emocional junto comigo, com a pedagoga Anelise Kowalski e com a pedriatra Sabrina Aroucha, as outras duas profissionais que compõem a equipe multidisciplinar do ABC das Emoções.

Por fim, deixo aqui uma mensagem de Dalai Lama que resume tudo:

“Se pudermos reorientar nossos pensamentos e emoções e reorganizar nosso comportamento, então poderemos não só aprender a lidar com o sofrimento mais facilmente, mas, sobretudo em primeiro lugar, evitar que muitos deles surjam”.

Você pode acompanhar a Janes nas redes sociais

Instagram | Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *